CozinhaPão-Duro
13.06.2017

Vinagre: se ele é bom na salada, você não imagina o que mais é capaz de fazer na cozinha

Sabe o ditado “quem vê cara não vê coração”? Pois ele se aplica superbem ao vinagre. Este consagrado tempero tem utilidades que vão além do sabor que oferece aos pratos. Ele ajuda – e muito! – em situações corriqueiras, otimizando nosso tempo e garantindo um resultado melhor do que o esperado. Para saber qual tipo usar e entender o porquê de sua ação ser múltipla e tão eficaz, clique aqui.

E veja, logo abaixo, o que ele pode fazer por você e pela sua cozinha.

– Deixa as frituras mais crocantes quando é acrescentado ao óleo ainda frio. Uma colher de sopa do produto é suficiente.

Lustra os talheres. Isso mesmo! Mergulhe-os em uma mistura de água fervendo com vinagre e, em seguida, faça o polimento com um pano seco. Eles ficam brilhando!

– Ajuda a eliminar a gordura da louça na hora da lavagem. Você pode misturá-lo ao detergente ou, então, apenas à água de enxágue.

Deixa o arroz mais soltinho. Para isso, acrescente uma colher de sopa do produto à água na hora do cozimento.

Elimina o cheiro de fritura da panela ou da assadeira, assim como odores desagradáveis da geladeira e do micro-ondas. Basta usá-lo durante a limpeza que, no primeiro caso, pode ser feita com a ajuda de uma bucha e, nos eletrodomésticos, com um pano úmido embebido no produto.

– Outra opção para os cheiros desagradáveis da geladeira é deixar uma xícara com vinagre dentro dela por, pelo menos, 24 horas.

Acaba com as manchas que algumas frutas deixam nas mãos. Para isso, porém, é preciso misturá-lo com limão e esfregar nas áreas “tingidas”. Depois, enxágue com bastante água.

Solta as impurezas e os “bichinhos” que podem ficar presos à couve-flor ou ao brócolis. Como? Antes de lavar e higienizar o legume, deixe-o de molho em água com um pouco de vinagre.

Limpa fogão e forno. Se a gordura for grande, misture-o com água e detergente e deixe os lugares “encardidos” de molho antes de passar a espoja.

– Na hora de cozinhar ovos, um pouco de vinagre misturado à água dificulta que as cascas rachem, além de impedir que a panela manche. Clique aqui para saber o porquê.

– Sua panela de alumínio escureceu depois que você cozinhou algum alimento? Misture uma colher de sopa de vinagre para cada xícara de chá de água e ponha no fogo para ferver. O recipiente parecerá novo.

– Coloque um pouco na água em que vai cozinhar o pinhão. Isso ajuda muito na hora de descascá-lo.

– Se suas batatas já estiverem murchas e enrugadas, na hora do cozimento, coloque um pouco de vinagre na água e elas parecerão novas.

– Precisa que uma fruta amadureça mais rapidamente? Faça um furinho junto ao cabo e coloque ali uma gota de vinagre.

– Algumas gotas misturadas à água mantêm a cor do repolho roxo e da beterraba durante o cozimento.

Fontes: Associação Nacional das Indústrias de Vinagre (ANAV); Castelo Alimentos e “O livro definitivo de dicas e sugestões domésticas”, de Cassandra Kent (Marco Zero)

Comente via facebook
Deixe seu comentário